quinta-feira, 13 de junho de 2013

“A Construção da disciplina na escola”


Este foi o tema da reunião de formação e de representantes de escola do CPP no dia 7 de junho que contou com a presença dos professores da rede estadual e municipal, de autoridades da educação do nosso município. A necessidade de uma mudança urgente na forma de enxergar os problemas que surgem da incivilidade, indisciplina e violência nas relações discentes dentro da escola. Fizemos uma reflexão sobre como achar novos caminhos e para isso é preciso agir coletivamente. Toda a Comunidade Escolar deve estar em constante avaliação institucional e pedagógica procurando as soluções que tragam mais respeito à escola.
Fomos agraciados com a presença do Prof. Osinaldo de Oliveira que conversou com os professores dando-lhes novo alento e esperança com o apoio incondicional a esse trabalho.
Também contamos com a presença da Profª. Edi Maria Cazeto Lopes, Presidente do Conselho Tutelar que falou sobre o direito da criança e adolescente de estar dentro da escola. A psicóloga Susana Marta Cattai, que está trabalhando na S.M.E. falou sobre a necessidade dos professores aprenderem a construir com os alunos o conceito do “não” pois a indisciplina decorre dos alunos atuais não saberem ouvir “não”. Os  pais estão confusos e só dizem sim para os filhos.
Também foi solicitado pelo CPP que os professores tragam sugestões para o Plano Estadual de Educação, o qual será o assunto das Conferências Regionais e Municipais que acontecem anteriores à Conferência Estadual de Educação em Setembro na Cidade de São Paulo. Nossa região participará da Conferência Municipal em Itu em local e data a ser informada. Os interessados poderão participar inscrevendo-se e depois tornando-se delegado nas Conferências Estaduais e Nacional. A Conae (Conferência Nacional de Educação) será em Brasília em 2014.
A diretora do CPP, Ana Maria Battistuzzo alertou para a necessidade de se estudar o Plano Municipal de Educação que foi elaborado e aprovado na Administração do Prefeito José Carlos Melaré e do Secretário Sulleiman Schiavi Nicolosi sem conhecimento dos Professores.
A diretoria do CPP – Tietê recebeu os convidados e participantes com o já consagrado café da manhã que agradou a todos pela organização, bom gosto e confraternização.
A todos agradecemos a presença e o trabalho.


         
Rua do Carmo, 198 - Centro
Fone: (15) 3285-3415/ 3282-6513
Visite também o nosso site: