sábado, 13 de abril de 2013

Parabéns ao novo secretário de educação!

A Diretoria do CPP-Tietê parabeniza o Professor Osinaldo de Oliveira pela sua nomeação e posse como Secretário Municipal de Educação de Tietê nesta semana e deseja ao colega muitas alegrias e realizações em seu novo cargo. 

Que sua gestão traga muita paz e tranquilidade aos nossos queridos professores e demais profissionais da educação. 

Que Deus lhe dê muita luz e sabedoria nessa nova etapa da sua vida.


Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto
Diretora Regional


MERCADANTE PREVÊ SALTO NA ESCOLARIZAÇÃO


O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, disse que a obrigatoriedade de todas as crianças a partir dos 4 anos estarem matriculadas na educação infantil, até 2016, será decisiva para viabilizar um salto no processo de escolarização, especialmente para as crianças pobres. Antes a obrigatoriedade para matrícula das crianças era a partir dos 6 anos. Incluída na Lei de Diretrizes e Bases na última sexta-feira, a mudança estava prevista em emenda constitucional aprovada em 2009.
“O Brasil passou de 9,4% das crianças nas creches em 2000 para 23,6% hoje. Colocamos mais de 1 milhão de crianças na creche nas últimas décadas. Porém, quando olhamos os 20% mais pobres, só 12% estão nas creches”, disse o ministro ao participar nesta quarta-feira de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Ele ressaltou que a presença das crianças desta faixa etária na educação infantil atende a uma exigência pedagógica fundamental para o aprendizado e a posterior alfabetização. “Educação infantil, creche, não se dirigem só a resolver um problema das mães e pais para ir trabalhar. A creche é uma exigência pedagógica absolutamente estratégica”, disse.

Aloízio Mercadante relatou que estudos mostram que adultos que frequentaram unidades de educação infantil têm menor propensão ao delito e melhor capacidade intelectual, quando comparado com adultos que não frequentaram as creches.

Na audiência, foram apresentados dados do Ministério da Educação sobre o andamento da construção de unidades de educação infantil. A meta é construir 8.685 mil unidades até 2014, superando a meta estabelecida de 6 mil.


SECOM / CPP
Fonte: Grupo Bandeirantes de Comunicação


terça-feira, 9 de abril de 2013

Reunião de Representantes





O CPP Tietê realizou nesta última 6ª feira, dia 5 de abril, a 1ª reunião de formação para docentes representantes de escola e demais profissionais do magistério de 2013 com o desenvolvimento do tema : “A avaliação institucional pela comunidade escolar: profissionais da educação, pais e estudantes”.
A diretoria serviu um delicioso café da manhã aos presentes e logo em seguida a Professora Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto, Diretora do CPP Tietê, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e enaltecendo as Secretarias Municipais  de Educação de Tietê e Jumirim e a Direção da Escola “Plínio Rodrigues de Moraes” que dispensaram os professores para a participação nesse evento, mesmo sabendo das dificuldades em conseguir substitutos para as aulas.
Na 1ª parte da reunião os presentes puderam contar com a presença do Professor Osinaldo de Oliveira, atual Secretário Municipal de Educação de Tietê que, como convidado especial da diretora Ana Maria Battistuzzo, enalteceu o trabalho do CPP, bem como enfatizou a importância dessas reuniões que congregam os professores do Estado e os do Município.  Ele enfatizou o tema da reunião como um norte para os educadores que pretendem fazer um bom trabalho em suas escolas.
Os professores representantes das escolas mantiveram-se muito interessados durante as explicações da diretora Ana Maria, que fez um apelo para que os mesmos trabalhem e debatam o tema  nas escolas, nas reuniões do HTPC em busca do que realmente queremos: uma escola organizada, bonita, bem conceituada e forte; uma gestão escolar democrática e competente onde todos trabalhem focados na aprendizagem dos alunos; uma equipe unida dentro de uma comunidade participativa e atuante. Solicitou também que enviem ao CPP as sugestões, dificuldades e/ou questionamentos que surgirem nesses encontros
Tivemos a presença de 32 professores, o que nos anima e nos faz acreditar que faremos um grande trabalho conjunto do CPP com as escolas municipais e estaduais nas reuniões deste ano de 2013, pois elas serão desenvolvidas através de  subtemas relativos à esta avaliação institucional que será iniciada a partir deste dia.
A todos os professores da diretoria do CPP Tietê, que ajudaram na organização desse evento, os nossos agradecimentos.
A todos os professores participantes desse encontro desejamos um trabalho profícuo e gratificante junto às suas  comunidades escolares.
Até a próxima.
      
Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto
Diretora Regional