quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EXCURSÃO DO CPP DE TIETÊ À EXPOFLORA

Começo imaginando como a nossa vida está tão acelerada que não se tem tempo para mais nada, a não ser trabalhar e consumir. A pessoa hoje vive apressada, não tem interesse pela boa leitura, assistir a uma peça teatral, apreciar uma obra de arte, um prédio histórico, uma vegetação atraente, contornos geográficos na natureza, enfim, nem se aproxima de alguma fonte que possa se libertar. É o que aconteceu neste domingo dia 16/09/12 ao visitarmos a 31ª. EXPOFLORA de Holambra, que vem sendo realizada desde de 1981 por ser uma grande área onde imigrantes holandeses se estabeleceram com plantação de plantas ornamentais. Foram tantos os efeitos do empreendimento que Holambra é considerada um "shopping das flores". Esse galpão se apresenta já na entrada da feira, dentre vários distribuídos ao longo do recinto da exposição para despertar curiosidades aos seus visitantes, em especial, flores, paisagismo, jardinagem, culinária etc. Verificamos em síntese, a apresentação da fanfarra Holambra, composta por jovens, com uniformes típicos e tamancos coloridos, seu repertório musical , cujos ritmos nos faz lembrar o chote gaucho. Neste mesmo galpão, houve a seguir, a apresentação do grupo de moças e rapazes de danças flamencas, tipicamente trajadas e músicas cantadas, sem contar a bandinha que percorria o público, tocando musicas conhecidas. Referenciamos, a existência numa área reservada da cobertura vegetal formada, onde as pessoas andavam por debaixo e acalmados pela sombra e ali permaneciam sentados nos bancos expostos, enquanto liam cartazes com mensagens para reflexão e deixavam por escrito, se quisessem seus pedidos ou desejos. 
Praça de alimentação não faltaram no mega evento, por todos os lugares e para todos os tipos de usuários, apetites e cardápios. O público presente foi incomensurável , tanto que o espaço ficou exíguo para o fluxo de pessoas e ônibus excursionistas. Um pormenor, quando percorri a festa, deparei-me com quatro visitantes de meia idade de holandeses visitantes, reconheço que foi difícil decifrar o que falavam. Realço a existência do museu instalado há anos em memória e cultura dos primeiros imigrantes holandeses da região. Já no aspecto arbóreo percebi que o local tem foco no equilibro ecológico preenchendo os espaços com espécies botânicas, uma delas notei ornamentada com tamancos pintados em vermelho e amarelo, cores oficiais da Holanda, pendurados nos galhos. 
Encerrando, a apoteose final foi para a "chuva de pétalas de rosas" já tradicional, quando helicópteros sobrevoaram a exposição despejando sobre o público presente, e segundo a tradição, quem alcançasse uma pétala no ar e fizesse um pedido para si, seria atendido, muitos assim o fizeram enquanto outros nem tomaram conhecimento. 
Holambra se tornou conhecida por esse tom alegre e festivo, tudo está relacionado ao amor em cores e flores. 

Texto de: ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA
Licenciado em ciências c/ hab. em Biologia-UNIMEP


Convite - Reunião 28/09/2012


CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA
          SEDE REGIONAL DE TIETÊ

Tietê, 18 de setembro de 2012

Caros colegas, profissionais da educação de Tietê e região,
  
Dando prosseguimento ao Programa de Aprimoramento, através de  encontros com os profissionais da educação que o CPP realiza na Sede Central e em suas Sedes Regionais desde a década de 80, a diretoria do CPP Tietê convida todos os colegas professores, docentes e especialistas de educação para a próxima reunião de formação que será realizada em sua Sede no próximo dia 28 de setembro, com início às 8 horas, cujo tema será “Violência e Escola”. O afastamento, que se baseia no Artigo 69 da Lei nº 10.261/68, já está autorizado através do Despacho do Secretário Estadual de Educação de 24-07-2012, publicado no DOE 25/07/2012 – SEÇÃO II Página 36.
O convite se estende a todos, mas é imprescindível o comparecimento dos Representantes de Escola e dos Diretores do CPP Tietê, bem como dos Conselheiros da Entidade da nossa região, que atuam como elos de ligação da Entidade com as Escolas e demais Órgãos do Magistério, trazendo para o encontro as questões dos colegas e, levando de volta, as soluções e/ou encaminhamentos discutidos e aprovados na reunião.
Aos Senhores Diretores, solicitamos o empenho em divulgar este convite a todos os profissionais de sua escola, cuidando para que os citados acima tenham a participação garantida.
Agradecemos e nos colocamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Cordialmente.

Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto
Diretora Regional do CPP Tietê